Segundo os representantes das empresas envolvidas, quando a Europa conseguir estabelecer um quadro regulatório transparente e voltado para a concorrência, a região poderá atrair mais investimentos e oportunidades relacionadas à IA. Isso significa que mais de 20 grandes grupos de investidores estariam dispostos a alocar os recursos necessários para impulsionar o avanço tecnológico na Europa.
Durante o AI Action Summit, uma cúpula internacional sobre inteligência artificial que está acontecendo em Paris, as empresas divulgaram um comunicado em que defendem a importância de desenvolver um mercado coeso e simplificado, que estimule a inovação local e mantenha as empresas europeias competitivas. Para os signatários do documento, esse ambiente favorável também pode impulsionar a criação de novas empresas de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social na Europa.
A iniciativa é liderada pela General Catalyst, uma renomada empresa americana de venture capital, e conta com o apoio de grandes corporações como Airbus, Deutsche Bank, Heineken, L’Oréal Groupe, Mercedes-Benz, Mistral AI, SAP e Siemens, além de startups e outros investidores. Essa é a primeira vez que líderes europeus de diferentes países e visões políticas se unem em prol do avanço da região na área de inteligência artificial, mobilizando talentos e capital para impulsionar a inovação e a competitividade europeia.