ECONOMIA – Intenção de Consumo das Famílias sobe 0,5% em junho, revela pesquisa da CNC, terceira alta consecutiva no indicador



A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou crescimento de 0,5% no mês de junho em comparação ao mês anterior, conforme dados divulgados pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta sexta-feira (21). Esta é a terceira alta consecutiva do indicador, embora tenha sido a menos intensa em relação às anteriores.

Em relação a junho do ano passado, o crescimento da intenção de consumo foi de 5,1%, indicando uma melhora significativa neste período de um ano. No comparativo com o mês de maio, o crescimento do indicador foi impulsionado principalmente pelos componentes nível de consumo atual (1,7%) e renda atual (1,5%). Outros aspectos que apresentaram aumento foram a perspectiva de consumo (0,9%), perspectiva profissional e momento para a compra de bens duráveis (ambos com 0,5%), além do emprego atual (0,2%). A única área que permaneceu estável foi o acesso ao crédito.

Já em relação ao mesmo período de 2023, houve um aumento expressivo no momento da compra de bens duráveis (13,4%), seguido por renda atual (8,2%), nível de consumo atual (8%) e acesso ao crédito (5,9%). Apenas a perspectiva profissional apresentou queda nesta comparação, com -2,3%.

No entanto, no estado do Rio Grande do Sul, a ICF registrou quedas de 3,4% em relação a maio e de 23,3% na comparação com junho do ano passado, devido aos impactos de eventos climáticos extremos recentes. Todos os componentes analisados também apresentaram reduções nestas duas comparações temporais.

Esses resultados refletem a situação econômica das famílias brasileiras e demonstram um cenário de recuperação gradual no consumo e nas expectativas para o futuro, apesar de desafios regionais específicos que podem influenciar os resultados.

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