Os novos valores foram publicados por meio de uma portaria conjunta dos Ministérios da Fazenda e da Previdência Social no Diário Oficial da União. Além disso, a portaria estabeleceu o teto de R$ 8.157,40 para os benefícios do INSS em 2025 e as novas faixas de desconto no contracheque, que já haviam sido divulgadas na sexta-feira anterior.
Os valores atualizados só serão efetivamente pagos a partir do final deste mês ou início do próximo. Para os beneficiários que recebem o salário mínimo, os pagamentos ocorrerão entre 27 de janeiro e 7 de fevereiro. Já para os benefícios acima do mínimo, com o reajuste de 4,77%, os pagamentos serão realizados de 3 a 7 de fevereiro, variando de acordo com o final do número do cartão de benefício.
Dentre os benefícios que passaram por um reajuste de 7,51%, destacam-se o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Auxílio-reclusão, o auxílio a pescadores, a pensão especial para vítimas da talidomida, entre outros. Já os benefícios e faixas que tiveram aumento de 4,77% incluem a cota do salário-família, a remuneração mensal para ter direito ao salário-família e ao auxílio-reclusão, a pensão especial para pessoas com hanseníase internadas compulsoriamente, entre outros.
O teto do INSS, as faixas da tabela de contribuição ao INSS e os percentuais de alíquota também foram reajustados conforme a nova tabela divulgada. É importante que os segurados fiquem atentos às datas de pagamento de acordo com o número final do cartão de benefício para evitar eventuais transtornos.