ECONOMIA – Inflação acelera em outubro e INPC fica acima do IPCA, apontam dados oficiais do IBGE.



O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou uma inflação de 0,61% no mês de outubro, superando os índices registrados tanto no mês anterior, que foi de 0,48%, quanto no mesmo período do ano passado, que foi de 0,12%. Esse índice mede a variação da cesta de compras para famílias que possuem renda de até cinco salários mínimos.

É importante ressaltar que o INPC foi superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que é responsável por medir a inflação oficial do país, o qual registrou uma taxa de 0,56% no mesmo período. No acumulado do ano, o INPC obteve uma taxa de 3,92%, também acima do IPCA que apresentou uma taxa de 3,88%.

Contudo, quando observamos o acumulado dos últimos 12 meses, o INPC com uma taxa de 4,60% acabou ficando abaixo do IPCA que registrou 4,76%. Em relação aos produtos, os alimentos apresentaram uma inflação de 1,11% em outubro, enquanto os produtos não alimentícios tiveram um aumento de preços de 0,45%.

Esses dados refletem os desafios enfrentados pelas famílias brasileiras nas questões de consumo e poder de compra, especialmente em um cenário de instabilidade econômica. As variações nos índices de inflação impactam diretamente no orçamento doméstico, obrigando as famílias a se adaptarem e buscar alternativas para enfrentar os aumentos de preços.

Por isso, é fundamental que os consumidores estejam atentos a essas variações e busquem maneiras de se planejar financeiramente para garantir a estabilidade da sua situação econômica diante do cenário inflacionário do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo