Produção de Motocicletas no Polo Industrial de Manaus Registra Alto Crescimento em 2023
De janeiro a julho deste ano, a indústria de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) alcançou um marco significativo com a produção de 1.015.201 unidades. Esse volume representa um aumento de 14,4% quando comparado ao mesmo período de 2023, configurando-se como o melhor desempenho desde 2012.
O mês de julho, em particular, registrou a fabricação de 147.125 motocicletas, marcando um crescimento de 19,7% em comparação a julho de 2023 e 38,4% em relação a junho deste ano. Este resultado de julho é destacado como o mais expressivo para o mês dos últimos 14 anos, conforme informações divulgadas pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Marcos Bento, presidente da Abraciclo, atribui o sucesso dos primeiros sete meses ao cumprimento rigoroso dos planos de produção pela indústria de duas rodas de Manaus. Contudo, Bento alerta para a necessidade de atenção redobrada devido à expectativa de estiagem na região amazônica nos próximos meses. Para mitigar possíveis impactos climáticos, as fábricas do Polo Industrial de Manaus estão adotando planos de contingência, visando garantir o cumprimento dos volumes de produção planejados e, assim, manter o abastecimento de um mercado que se encontra aquecido pela melhoria econômica.
No setor varejista, de janeiro a julho, foram licenciadas 1.090.088 motocicletas, um aumento de 20,7% em relação ao mesmo período de 2023. Este é o melhor desempenho de licenciamento desde 2008 e a segunda melhor performance na história do segmento. Os modelos preferidos pelos consumidores, com destaque nos licenciamentos, são as motocicletas Street, que detêm 48,4% de participação no mercado, seguidas pelo modelo Trail (18%) e pela motoneta (17,4%).
A Abraciclo também revelou que a média diária de vendas de motocicletas em julho foi de 6.823 unidades, em um mês que contou com 23 dias úteis. No campo das exportações, as indústrias associadas enviaram 3.318 unidades ao exterior em julho, representando um aumento de 4,5% em comparação a julho do ano passado e um significativo crescimento de 50,6% em relação a junho deste ano.
Esses números refletem não apenas a capacidade produtiva do Polo Industrial de Manaus, mas também a crescente demanda interna e externa por motocicletas, impulsionada pela melhoria das condições econômicas e pela eficiência das estratégias industriais frente a adversidades climáticas.










