Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, no Rio de Janeiro. Segundo o instituto, o INPC acumula uma variação de 2,80% no ano e de 3,71% nos últimos 12 meses.
Uma curiosidade é que o INPC apresentou taxas inferiores ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o índice oficial de inflação. O IPCA registrou uma deflação de 0,02% em agosto e uma inflação acumulada de 2,85% no ano e 4,24% nos últimos 12 meses.
A queda no INPC em agosto foi impulsionada principalmente pelo recuo dos preços dos produtos alimentícios, que tiveram uma redução de 0,63%. Já os produtos não alimentícios tiveram um aumento de apenas 0,02% no mês.
Esses números indicam que a inflação tem se mantido relativamente estável nos últimos meses, o que pode ser reflexo da situação econômica do país. É importante acompanhar essa evolução dos índices de preços para compreender melhor o impacto no bolso dos consumidores e nas decisões de política econômica do governo.