De acordo com o ministro, todas as discussões com os ministérios foram concluídas e os atos estão sendo encaminhados para a Casa Civil. Haddad afirmou que será aguardado um posicionamento do novo ministério incluído no esforço fiscal, para que o anúncio do pacote de cortes seja feito na quarta-feira.
Na tarde desta segunda-feira, Haddad teve uma reunião reservada com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O encontro, fora da agenda oficial, terminou pouco antes das 18h. Na terça-feira (12), o ministro da Fazenda terá um novo encontro com o presidente para definir como as medidas serão encaminhadas ao Congresso e discutir a forma como o pacote será apresentado aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.
Haddad não se comprometeu com uma data específica para o anúncio do pacote, deixando essa decisão a cargo do presidente Lula. Segundo ele, o debate em torno das propostas foi benéfico, com ajustes e aperfeiçoamentos incorporados. O ministro também negou que as medidas tenham sido desidratadas ao longo da última semana.
Em relação à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que faz parte do pacote, Haddad acredita que existem chances de ser aprovada ainda este ano. Ele ressaltou a importância dos cortes de gastos obrigatórios para melhorar a qualidade dos gastos públicos, reduzir a inflação e permitir o crescimento sustentável da economia.