Uma das novidades apresentadas nesta edição são os mapas mundiais que posicionam o território brasileiro como o centro do mundo, mostrando também as representações diplomáticas do Brasil no exterior e dos países que fazem parte do G20, um grupo composto pelas maiores economias mundiais, além da União Europeia e União Africana.
Além disso, o atlas destaca territórios quilombolas, a distribuição de pessoas quilombolas e indígenas, assim como as espécies ameaçadas de extinção. A nona edição do Atlas Geográfico Escolar vem em um momento oportuno, coincidindo com o período em que o Brasil está na presidência do G20, permitindo visualizar como o país se posiciona em relação a esse grupo de nações e às demais regiões do mundo.
Na versão impressa, o Atlas conta com QR codes que direcionam para gráficos interativos na versão digital, bem como vídeos e links para conteúdos adicionais. Com essas ferramentas, o IBGE busca proporcionar uma experiência completa e enriquecedora aos leitores interessados em explorar os aspectos geográficos e socioeconômicos do Brasil e do mundo.