ECONOMIA – Hitachi Energy Inicia Construção de Fábrica de Transformadores no Vale do Paraíba, Com Investimento de US$ 200 Milhões e Criação de 450 Empregos Diretos.

A Hitachi Energy deu início à construção de uma nova fábrica de transformadores elétricos de potência em Pindamonhangaba, município localizado no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. O evento, que marca um passo significativo para a empresa, está programado para contar com a presença do vice-presidente e atual ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que é natural da cidade.

A nova unidade fabril, que faz parte de um impressionante investimento de aproximadamente US$ 200 milhões da Hitachi Energy no Brasil, foi anunciada em 2024. Desse total, cerca de 80% do investimento será destinado especificamente à construção da fábrica, refletindo a confiança da empresa no potencial do mercado brasileiro.

Os transformadores que serão produzidos nesta nova planta são fundamentais para a operacionalização das redes elétricas, além de apoiarem a expansão da geração de energia renovável no país. Esses equipamentos desempenham um papel crucial também na construção de data centers, que são essenciais para o desenvolvimento e a implementação de tecnologias de inteligência artificial, área em rápida expansão e com alta demanda no mercado atual.

A localização escolhida para a fábrica é estratégica; Pindamonhangaba está situada entre duas das maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, além de estar nas proximidades de importantes portos, como os de Itaguaí (RJ) e Santos (SP). Com previsão de conclusão para 2028, a fábrica contará com modernos maquinários que garantirão a produção de transformadores de última geração, seguindo as tendências de eficiência e inovação tecnológicas atuais.

Essa nova instalação será a terceira unidade industrial da Hitachi Energy no Brasil, somando-se às já existentes em Guarulhos (SP) e Blumenau (SC). Com uma área total construída de 46.300 metros quadrados na primeira fase do projeto, a planta é esperada para gerar 450 empregos diretos e cerca de 1.800 indiretos, impulsionando a economia local e contribuindo para o desenvolvimento da região.

Sair da versão mobile