ECONOMIA – Governo Federal Programará 13 Leilões Rodoviários até 2025, Aumentando Concorrência e Investimentos no Setor de Transportes

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, anunciou na última quinta-feira, em São Paulo, que o governo federal está projetando importantes passos no setor de infraestrutura rodoviária. Segundo ele, até o final de 2025, serão realizados trinta leilões rodoviários, o que representa um movimento significativo para o desenvolvimento e a modernização das estradas do país.

Durante o evento, Santoro destacou o mais recente leilão rodoviário que ocorreu na sede da B3, a bolsa de valores de São Paulo. Nesse leilão, a Rota Sertaneja foi concedida à empresa Way Concessões, que ofereceu um atrativo desconto de 24,80% sobre a tarifa padrão de pedágio, superando outras três concorrentes. Esse leilão destaca a movimentação do setor em busca de novos investimentos e eficiência na administração das rodovias.

Além disso, Santoro mencionou que mais dois leilões estão programados para o mês de novembro. O primeiro, agendado para o dia 11, visualizará a alienação das ações da Autopista Fluminense, concessionária responsável pela administração de um trecho crítico da BR-101, no Rio de Janeiro. Este segmento é um ativo considerado “super-complexo” devido aos desafios de segurança na região, o que influencia diretamente seus preços e a competitividade no leilão. O outro leilão ocorrerá em 11 de dezembro e envolve a Rodovia Fernão Dias, um ativo que promete atrair mais concorrentes pela sua relevância no contexto de investimentos.

O secretário-executivo expressou otimismo com os próximos leilões, revelando que ao menos três grupos empresariais demonstraram interesse no edital da Fernão Dias. Segundo ele, encerrar 2025 com uma quantidade tão considerável de leilões é um indicativo de avanço significativo para o país. Santoro ressaltou que a expectativa em torno desses processos licitatórios é bastante positiva, refletindo um esforço do governo para aumentar o número de leilões em comparação com o recorde de 2007, quando o país realizou o maior número de concorrências até então. Essa iniciativa é vista como uma crucial etapa para garantir a melhoria da infraestrutura rodoviária brasileira e, consequentemente, estimular o crescimento econômico do Brasil.

Sair da versão mobile