ECONOMIA – Governo Federal Planeja 14 Leilões Rodoviários em 2024, Superando Total de 2025 e Prometendo Modernização de Infraestrutura no País

O governo federal planeja intensificar os leilões de concessão rodoviária em 2024, prevendo um total de 14 eventos, conforme anunciou o ministro dos Transportes, Renan Filho. Esse número representa um aumento em comparação aos 13 leilões ocorridos durante todo o ano de 2023, demonstrando a ambição do governo em dar uma nova dinâmica ao setor de transportes.

O ministro, ao participar do leilão da Autopista Fernão Dias, realizado na B3 em São Paulo, declarou: “Vamos bater o recorde deste ano”, enfatizando a importância desta ação no âmbito das transportes e infraestruturas no país. Ele recordou que, desde o início do mandato do presidente Lula, já foram realizados 22 leilões rodoviários, o que demonstra a continuidade de investimentos na manutenção e modernização de rodovias.

Além dos leilões rodoviários, Renan Filho também informou que estão programados oito leilões ferroviários, uma indicação clara de que o governo busca dar um novo impulso ao setor ferroviário brasileiro, que historicamente recebeu menos atenção em comparação ao transporte rodoviário. A expectativa é que essa virada traga benefícios significativos para a logística e o transporte de cargas no Brasil, aumentando a eficiência e reduzindo os custos.

No contexto dos leilões, a Motiva, antiga CCR, emergiu como vencedora do leilão da Autopista Fernão Dias, ao oferecer um descontado de 17,05% na tarifa de pedágio. A transição de controle entre a antiga concessionária, Arteris, e a nova vencedora promete ser rápida e eficiente. Segundo o ministro, essa mudança é um passo inédito na história dos contratos de concessão pública, uma vez que visa melhorar a performance dos serviços prestados ao cidadão.

O contrato otimizado da BR-381, que faz parte da estratégia do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), terá a Motiva já iniciando obras no primeiro ano de operação, o que representa um compromisso com a melhoria das condições de tráfego entre Belo Horizonte e São Paulo.

A Motiva planeja formalizar o contrato de transição até abril ou maio de 2024, assegurando uma boa relação com a antiga concessionária e a ANTT. Essa troca de controle, segundo Eduardo Camargo, presidente da Motiva Rodovias, será crucial para garantir que os usuários da rodovia percebam rapidamente as melhorias prometidas. O governo, portanto, aposta que esses leilões e a modernização de contratos antigos contribuirão significativamente para a infraestrutura rodoviária e ferroviária do Brasil.

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