O pagamento deste mês seguirá um calendário específico, sendo que as famílias com Número de Inscrição Social (NIS) terminados em 1, 2 e 3 receberão primeiro. O restante dos beneficiários terá o valor depositado gradualmente até o dia 23 de dezembro, data em que as famílias com NIS terminado em zero serão contempladas.
O Auxílio Gás é um programa que realiza pagamentos a cada dois meses, totalizando um custo de R$ 570,6 milhões apenas neste período. A Região Nordeste é a que receberá o maior número de beneficiados, com cerca de 2,55 milhões de famílias atendidas. Em seguida, vêm as regiões Sudeste (1,8 milhão), Norte (526,2 mil), Sul (382,5 mil) e Centro-Oeste (210,78 mil).
As famílias contempladas com os números 1, 2 e 3 no NIS receberão a parcela de dezembro através da plataforma social do Auxílio Gás, mesmo que recebam os benefícios em conta bancária. Caso não realizem o saque até o dia 26 de dezembro, as parcelas serão enviadas diretamente para as contas bancárias, permitindo a movimentação através do aplicativo Caixa Tem e do cartão de débito do Bolsa Família.
Para ser beneficiado pelo programa do Auxílio Gás, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e possuir renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, além de ser beneficiário de programas de transferência de renda das esferas governamentais. A Lei nº 14.237, de 2021, instituiu o programa visando auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social.