De acordo com o MPO, apenas 8% do total de pedidos recebidos pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) são provenientes de governos liderados por mulheres, embora elas representem 12% dos cargos de chefia em estados e municípios. O curso, que conta com a participação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do Instituto Alziras, oferece 50 vagas destinadas a governadoras, vice-governadoras, prefeitas, vice-prefeitas e secretárias estaduais ou municipais de localidades com mais de 90 mil habitantes.
As inscrições para o curso começaram no dia 11 e seguem abertas até o dia 21 de abril, podendo ser realizadas por meio da página da Enap dedicada à capacitação. Segundo a secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do MPO, Renata Amaral, a participação feminina nos projetos financiados com recursos internacionais é fundamental para aprimorar a execução de políticas públicas, tanto em nível federal quanto local.
A Cofiex, que atualmente possui uma carteira ativa de projetos aprovados superiores a US$ 30 bilhões, tem grande impacto na vida da população, com projetos direcionados para setores como educação, saúde, saneamento, infraestrutura, meio ambiente, entre outros. A diversidade de ideias e soluções trazida pelas mulheres pode contribuir para uma política pública mais inclusiva e eficiente.
O curso, que ocorrerá de forma presencial na sede da Enap em Brasília, entre os dias 8 e 10 de maio, será gratuito. A CAF financiará as despesas de passagem e hospedagem das participantes. Qualquer dúvida sobre o curso pode ser esclarecida através do e-mail da Cofiex: cofiex@economia.gov.br. Esta iniciativa visa fortalecer e incentivar a participação feminina na busca por recursos internacionais para o desenvolvimento do país, ampliando assim as oportunidades para gestoras em esferas de decisão importantes.