ECONOMIA – Divulgação do Boletim Focus é adiada devido à mobilização de servidores do Banco Central



A divulgação do boletim Focus, que ocorre toda segunda-feira, teve que ser adiada essa semana devido à mobilização dos servidores do Banco Central, informou a instituição. Os indicadores devem ser divulgados nesta terça-feira, no horário habitual, às 8h30.

O Focus é uma pesquisa que traz as projeções de agentes do mercado financeiro para inflação, crescimento da economia, juros e câmbio.

Além dos dados do Focus, outras informações econômico-financeiras mensais, incluindo estatísticas do setor externo, monetárias, de crédito e estatísticas fiscais, tiveram sua divulgação remarcada para os dias 5, 6 e 7 de fevereiro, respectivamente, sempre às 8h30.

Os servidores do Banco Central realizaram uma paralisação de 24 horas no dia 11 de janeiro e estão mantendo uma operação padrão desde então. Uma manifestação e uma nova paralisação estão agendadas para 8 de fevereiro, de acordo com a agenda de mobilização divulgada pelo Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (Sinal).

As reivindicações dos trabalhadores incluem melhorias na carreira, como a equiparação com outras categorias semelhantes, reajuste nas tabelas remuneratórias, retribuição por produtividade, exigência de nível superior para o cargo de técnico, mudança no cargo de analista para auditor, entre outras.

A recomposição do quadro de servidores também é uma pauta importante. O Banco Central não realiza concurso há mais de dez anos e 44% dos 6.470 postos de trabalho estão vagos. Neste mês, foi autorizada a realização de uma nova seleção, com 100 vagas.

Essa pauta de reivindicações se arrasta há anos e já causou atrasos na divulgação de indicadores da economia brasileira em outras ocasiões, como em 2022, quando paralisações dos servidores do Banco Central prejudicaram a divulgação de diversos indicadores.

Apesar dos obstáculos, a expectativa é de que o boletim Focus e os demais indicadores sejam divulgados sem maiores contratempos, conforme o comunicado feito pela instituição. A comunidade financeira está atenta à divulgação desses dados, visto que eles têm um impacto significativo no mercado e nas tomadas de decisão econômicas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo