De acordo com o diretor de Cidadania Financeira da Febraban, Amaury Oliva, é possível consumir de forma consciente e sem recorrer a empréstimos, basta um pouco de planejamento. A orientação é diferenciar desejos de necessidades, estabelecer um limite de gastos com presentes, celebrações, e viagens, além de evitar acumular parcelas e priorizar pagamentos à vista.
Além disso, o Procon-SP também divulgou orientações para quem pretende viajar neste período. O órgão destaca a importância do planejamento financeiro, incluindo não apenas os custos da viagem e hospedagem, mas também refeições, traslados e passeios. O Procon-SP ainda fez um levantamento de preços de produtos e serviços para ajudar os consumidores durante as férias de verão, fornecendo informações sobre custos com pedágios, passagens de ônibus, hospedagem, alimentação e produtos como repelentes e protetores solares.
O objetivo é auxiliar as pessoas a fazer um planejamento adequado e encaixar a viagem no orçamento. Com essas dicas e informações, é possível aproveitar as festas de fim de ano e as férias de verão sem comprometer as finanças. Planejamento e conscientização são essenciais para uma temporada de festas tranquila e sem dívidas.