O volume de serviços em Alagoas teve um crescimento acumulado de 1,7% ao longo de 2024, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados pelo IBGE. No entanto, em dezembro, o setor registrou uma queda de 2,6% em comparação ao mês anterior, refletindo uma desaceleração econômica local mais acentuada do que a média nacional. Esse desempenho no final do ano contrastou com o crescimento nacional de 3,1%, embora o Brasil também tenha registrado uma retração de 0,5% em dezembro.
A queda observada em Alagoas é um reflexo de uma maior vulnerabilidade da economia local a fatores econômicos adversos no setor de serviços. Apesar dessa retração no último mês, o crescimento acumulado de 1,7% ao longo de 2024 ainda demonstra uma recuperação modesta em um contexto de recuperação econômica.
No Brasil, o volume de serviços cresceu 3,1% em 2024, marcando o quarto ano consecutivo de expansão. Contudo, os dois últimos meses do ano trouxeram um desempenho negativo: em dezembro, o setor registrou uma queda de 0,5%, acumulando uma perda de 1,9% nos meses de novembro e dezembro. Apesar desse recuo no final do ano, o setor de serviços está 15,6% acima dos níveis pré-pandemia (fevereiro de 2020) e apenas 1,9% abaixo do ponto mais alto da série histórica, registrado em outubro de 2024.
Rodrigo Lobo, gerente da PMS, ressaltou que, entre 2021 e 2024, o crescimento acumulado foi de 27,4%. No entanto, cada ano teve dinâmicas distintas. Em 2024, o desempenho positivo foi impulsionado principalmente pelos setores de serviços de informação e comunicação (6,2%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (6,2%). Por outro lado, o setor de transportes enfrentou dificuldades, pressionado pela menor receita do transporte rodoviário de cargas devido à redução da safra no ano.
Em termos regionais, o setor de turismo foi um dos destaques, com um crescimento de 2,8% em dezembro e 3,5% no acumulado de 2024. O turismo no Brasil se encontra agora 14,6% acima do patamar pré-pandemia. No entanto, o setor de transportes de cargas enfrentou uma queda de 1,3% em dezembro, com uma perda acumulada de 2,7% nos dois últimos meses do ano, impactado pela redução da demanda.
Os serviços prestados às famílias, por sua vez, tiveram um bom desempenho, registrando uma alta de 0,8% em dezembro, acumulando um crescimento de 7,8% entre maio e dezembro de 2024. O transporte de passageiros também registrou uma expansão de 0,9% em dezembro, fechando o ano com uma alta de 2,8%.
Embora Alagoas tenha enfrentado uma desaceleração mais acentuada no mês de dezembro, o crescimento de 1,7% no acumulado do ano mostra que a economia do estado está, lentamente, se recuperando. No cenário nacional, o setor de serviços continuou a crescer, mas desafios permanecem, especialmente nos últimos meses de 2024, com recuos no transporte de cargas e outros serviços.