Em reconhecimento às contribuições das MPEs para o desenvolvimento econômico de Alagoas, o Banco do Nordeste realiza, nesta quarta-feira, 09, a entrega do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa. A cerimônia acontece às 10h, no auditório da Superintendência Estadual em Maceió. O prêmio chega à sua 10ª edição, celebrando empresas que se destacam em áreas como Empreendedorismo Feminino, Inovação, Microempresa e Pequena Empresa.
Fabiano Ramiro, superintendente estadual em exercício do BNB em Alagoas, reforça que essa premiação é uma forma de valorizar histórias de sucesso e inovação no segmento de micro e pequenas empresas, que são fundamentais para o fortalecimento da economia nordestina. Ele enfatiza que essas empresas não apenas geram emprego e renda, mas impulsionam a arrecadação tributária e promovem um desenvolvimento sustentável em toda a região, beneficiando a todos os envolvidos.
Um estudo do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), também vinculado ao BNB, destacou que só no primeiro semestre de 2024, os financiamentos concedidos pelo banco contribuíram para a manutenção ou geração de 1.300 empregos e resultaram em um acréscimo de R$ 5,5 milhões na arrecadação tributária das MPEs alagoanas. Essa realidade confirma o papel do BNB como um motor de desenvolvimento econômico na região.
A seleção das vencedoras do prêmio em Alagoas envolveu uma comissão julgadora composta por membros da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Alagoas (FCDL) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As empresas premiadas são de Maceió, Penedo, Arapiraca e Major Isidoro, atuando nos setores de estética, alimentação, educação e laticínios. O evento promete celebrar o empreendedorismo local e incentivar futuros projetos inovadores na região.
