ECONOMIA – Consórcio Canal Galheta Dragagem vence leilão histórico para concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, com investimento de R$ 276 milhões.

Na tarde desta quinta-feira, o Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) conquistou a concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, no Paraná, durante um leilão realizado na B3, a bolsa de valores de São Paulo. A presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do governador do Paraná, Ratinho Júnior, conferiu grande importância ao evento, que marcou um passo significativo na gestão portuária brasileira.

A proposta vencedora do CCGD ofereceu um desconto de 12,63% em relação à tarifa de referência, o que garantiu sua vitória após uma intensa disputa com três concorrentes. O leilão, que se destacou por sua estrutura de competição híbrida – que considerou tanto a maior outorga a ser paga ao governo quanto a menor tarifa a ser praticada pelos usuários – resultou em um total de R$ 276 milhões em outorga. O destaque da competição foi a emocionante disputa entre o CCGD e a empresa chinesa China Harbour Engineering Company (CHEC) Dredging, que mobilizou 18 lances

A fase inicial do leilão baseou-se em descontos na tarifa, com a DTA Engenharia e a Jan de Nul apresentando ofertas modestas, enquanto a CHEC Dredging e o CCGD disputaram de forma acirrada o valor máximo do desconto. Após empates e reavaliações, a disputa avançou para a etapa de outorga, onde o CCGD garantiu a vitória com um investimento que refletirá não apenas na profundeza do canal, mas também na modernização da infraestrutura do porto.

Este leilão representa não apenas a primeira concessão do tipo no Brasil, mas também um marco para o setor portuário nacional. A concessão, com duração de 25 anos e possibilidade de extensão por até 70 anos, vai transferir responsabilidades de dragagem, atualmente sob a gestão pública, para a concessionária, que deve aumentar a profundidade do canal de 13,5 para 15,5 metros. Isso permitirá a operação de navios de contêineres de grande porte, ampliando a capacidade do porto.

O Porto de Paranaguá, que já movimenta cerca de 2,6 mil embarcações anualmente, é crucial para o transporte de granéis sólidos, como soja. Em seu último semestre, movimentou 30,9 milhões de toneladas de carga, representando um crescimento significativo. A execução eficaz do contrato poderá transformar ainda mais essa realidade, com benefícios esperados tanto para a eficiência das operações portuárias quanto para a redução de custos para os usuários.

Com a perspectiva de modernização e expansão da infraestrutura portuária, o leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá pode servir de referência para futuras concessões em diversos portos brasileiros, destacando-se como uma inovação importante dentro do cenário logístico do país. Essa mudança promete não apenas aumentar a competitividade do Porto de Paranaguá, mas também fortalecer o setor portuário nacional como um todo.

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