ECONOMIA – Cliente da Golden Cross será atendido pela rede Amil a partir de julho, com benefícios de eficiência e ampla rede credenciada.

A partir do dia 1º de julho, os 240 mil clientes dos planos médicos empresariais da Golden Cross passarão a ser atendidos pela rede credenciada da Amil. A parceria entre as duas empresas foi anunciada nesta quinta-feira (6) em um comunicado conjunto que ressalta os ganhos de eficiência proporcionados pela escala e qualidade da Amil. Em 2023, a Amil intermediou mais de 80 milhões de procedimentos médicos realizados por uma rede credenciada de 20 mil médicos e serviços de saúde.

Além disso, a rede Amil conta com 12 hospitais e clínicas no Rio de Janeiro, ampliando a oferta de serviços de saúde para os beneficiários da Golden Cross. O acordo entre as empresas está fundamentado na resolução normativa Nº 517 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que define esse modelo de parceria sem alterar o vínculo do beneficiário com a Golden Cross.

Como parte da reestruturação necessária devido à nova parceria, a Golden Cross suspenderá temporariamente a comercialização de todos os seus planos de saúde a partir do dia 18 deste mês. Essa mudança ocorre em um cenário em que crescem as reclamações de usuários de planos de saúde sobre cancelamentos unilaterais, que deixam as pessoas sem acesso à assistência médica privada.

De acordo com dados do portal consumidor.gov.br, entre abril de 2023 e janeiro de 2024, foram registradas mais de 5,4 mil reclamações de cancelamentos unilaterais de planos de saúde. Em resposta a essa pressão social, um acordo verbal foi firmado recentemente entre parlamentares e empresários do setor para revisar os cortes de contratos de pessoas com doenças graves ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O reajuste máximo de 6,91% autorizado pela ANS para planos de saúde individuais e familiares terá impacto direto em cerca de 8 milhões de brasileiros. Esse aumento, acima do índice de reajuste salarial, pode levar parte dos usuários a migrar para o Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando a sobrecarga no sistema público de saúde.

É fundamental que os beneficiários dos planos individuais/familiares verifiquem se o reajuste praticado está de acordo com as normas estabelecidas pela ANS e se a cobrança foi feita corretamente. A população deve ficar atenta a essas mudanças e buscar informações sobre os seus direitos em relação aos planos de saúde.

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