ECONOMIA – Carteira de Trabalho Digital oferece consulta de vagas de emprego pelo aplicativo, substituindo Sine Fácil e agilizando comunicação entre empregadores e empregados.

Os trabalhadores agora têm uma nova ferramenta para encontrar vagas de emprego disponíveis nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Com a extinção do aplicativo Sine Fácil, a nova plataforma visa facilitar a comunicação entre empregadores e empregados, centralizando os serviços do Ministério do Trabalho e Emprego em um único aplicativo.

Ao acessar o aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS, os trabalhadores podem atualizar suas informações pessoais e objetivos profissionais. A partir disso, será possível consultar as oportunidades de trabalho disponíveis em sua região, receber notificações de ofertas de emprego e se candidatar diretamente pelo aplicativo.

Desde a estreia do serviço, mais de 81 milhões de trabalhadores baixaram e entraram no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, resultando em mais de 724 milhões de acessos em 2024. Além da busca por vagas de emprego, a plataforma oferece outros serviços como consulta de contratos de trabalho, vínculos anteriores, apoio financeiro, abono salarial, seguro-desemprego, benefício emergencial, notificações de qualificação profissional, canal de denúncias trabalhistas, e acesso aos extratos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A Carteira de Trabalho Digital também pode ser acessada através do Portal Emprega Brasil, que exige login único do Portal Gov.br. Com todas essas funcionalidades, a nova plataforma promete facilitar o processo de busca de emprego e promover uma maior integração entre os trabalhadores e as oportunidades do mercado de trabalho.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo