Além disso, o Brasil detém o segundo lugar em recuperação pós-pandemia nas Américas, com um aumento de 15% em relação ao período pré-pandemia, ficando atrás apenas do México. A nível mundial, o Brasil ocupa a 14ª posição, enquanto o México está na décima colocação. Segundo o levantamento da ONU Turismo, o país com maior crescimento nas receitas deixadas por estrangeiros foi a Sérvia, com um aumento de 79%.
Os recursos injetados na economia brasileira pelos turistas estrangeiros em 2023 superam em 1,5% a maior arrecadação obtida com o turismo internacional, registrada em 2014, quando o país sediou a Copa do Mundo de futebol. A meta estabelecida no Plano Nacional de Turismo era um acréscimo de 8,58% na receita gerada pelo turismo internacional em 2023, mas o resultado apurado mostrou um crescimento anual de 41%. No ano anterior, em 2022, os turistas internacionais deixaram no Brasil US$ 4,9 bilhões.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, atribuiu o recorde à campanha de promoção dos principais atrativos do país no mercado internacional, nas grandes feiras. Ele também destacou as visitas do presidente Lula a outros países e ressaltou que o Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como a nona maior economia do planeta no final do ano passado.
Sabino afirmou que a crença de que o Brasil é um atrativo turístico e apresenta todas as condições para se empreender o turismo, tanto por estrangeiros quanto por nacionais, está ganhando corpo de forma orgânica e muito rápida. O ministro acredita que os eventos realizados no Brasil, como as festas de réveillon e o carnaval, contribuirão para um movimento mais expressivo de pessoas fazendo turismo no país.
De acordo com o novo Plano Nacional de Turismo, aprovado no final de janeiro pelo Conselho Nacional de Turismo, a meta é alcançar, até 2027, o montante de US$ 8,1 bilhões. Celso Sabino participará de vários eventos no estado do Rio de Janeiro, incluindo o lançamento do aeroporto da cidade de Itaperuna. Durante o carnaval, o ministro estará presente em diversas cidades do país, e no dia 17, voltará ao Rio para assistir ao desfile das escolas de samba campeãs do Carnaval 2024 no Sambódromo.