ECONOMIA – Brasil apresenta 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes; crescimento populacional de 0,39% é registrado, revelam dados do IBGE.

O Brasil conta atualmente com 15 cidades que possuem mais de 1 milhão de habitantes, concentrando em seus limites um total de 42,8 milhões de pessoas. Esse número significativo representa aproximadamente 20,1% da população total do país, ou seja, um em cada cinco brasileiros reside nestes grandes centros urbanos. Entre essas 15 cidades, duas se destacam por não serem capitais: Guarulhos e Campinas, ambas localizadas no Estado de São Paulo.

De acordo com a estimativa de população divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1º de julho de 2025, o Brasil alcançou a marca de 213,4 milhões de habitantes, refletindo um crescimento modesto de 0,39% em relação ao ano anterior. Com 11,9 milhões de habitantes, a cidade de São Paulo é a mais populosa do país. Para se ter uma ideia da sua dimensão, se São Paulo fosse um estado, ocuparia a quarta posição em termos populacionais, superando unidades federativas como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

Na lista das 15 maiores cidades, além de São Paulo, estão outros importantes centros metropolitanos, como Rio de Janeiro (6,7 milhões), Brasília (3 milhões) e Fortaleza (2,6 milhões). Vale a pena ressaltar que Guarulhos e Campinas, embora não sejam capitais, figuram entre os maiores municípios do Brasil, com 1,3 milhão e 1,2 milhão de habitantes, respectivamente.

Por outro lado, o IBGE também apontou que, apesar do crescimento populacional geral, cinco capitais brasileiras, incluindo Salvador e Belo Horizonte, registraram uma diminuição no número de habitantes de 2024 para 2025. Essa diminuição é atribuída à tendência de migração para cidades vizinhas, um fenômeno onde a movimentação populacional tende a ir do centro urbano para as periferias.

O Brasil é composto por 30 regiões metropolitanas, que abrigam um total de 103,5 milhões de pessoas, correspondendo a 48,5% da população nacional. As três maiores regiões são as de São Paulo (21,6 milhões), Rio de Janeiro (12,9 milhões) e Belo Horizonte (6 milhões).

Em contrapartida, o país também apresenta uma realidade oposta: existem 26 cidades com menos de 1,5 mil habitantes, das quais quatro têm menos de 1 mil moradores. Essa diversidade demográfica ressalta as transformações e desafios que o Brasil enfrenta em seu crescimento urbano. O IBGE projeta que a população brasileira seguirá crescendo até 2041, atingindo cerca de 220,43 milhões de habitantes, antes de iniciar um processo de declínio a partir de 2042.

Sair da versão mobile