ECONOMIA – “BR-381/MG Inicia Cobrança de Pedágio Eletrônico em Modalidade ‘Free Flow’ com Investimentos de R$ 9,3 Bilhões para Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional”

A BR-381, uma das principais rodovias do estado de Minas Gerais, está prestes a passar por uma transformação significativa com a implementação do sistema de pedágio na modalidade free flow, ou livre passagem. A partir deste sábado, 27, os motoristas que transitarem pelos trechos da BR-381 nas cidades de Caeté e João Monlevade poderão experimentar a nova forma de cobrança, que promete trazer mais agilidade e eficiência ao tráfego.

Com a novidade, os usuários não precisarão mais parar em praças de pedágio. Em vez disso, a cobrança será realizada de maneira eletrônica, por meio de pórticos dotados de câmeras e sensores que capturam a passagem dos veículos, tornando obsoletos os tradicionais operadores. A surpresa é que a BR-381 também se torna a primeira rodovia federal no Brasil a adotar 100% de sua operação com pedágio eletrônico, um marco para a modernização do setor.

A concessionária Nova 381, responsável pela administração da rodovia desde fevereiro deste ano, já investiu cerca de R$ 319,7 milhões em melhorias e infraestrutura, parte de um projeto global que prevê R$ 9,3 bilhões em investimentos ao longo do contrato. A rodovia tem um papel vital para o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, de mineração e industriais, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Recentemente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atualizou a metodologia de precificação, que agora divide os riscos de evasão de forma que 90% deles recaem sobre a União, enquanto as concessionárias assumem apenas 10%. Contudo, a questão dos riscos e das penalidades por evasão está em pauta no Congresso, com um projeto de lei em discussão que poderia modificar a forma como esses aspectos são tratados.

Além disso, a concessionária planeja instalar 25 totens de pagamento ao longo do trecho de Caeté a Governador Valadares. Esses totens permitirão que os motoristas verifiquem pendências e efetuem pagamentos de forma prática, utilizando cartões ou métodos digitais como o Pix. Segundo o gerente de operações da Nova 381, Diego Dutra, os totens estarão localizados em pontos estratégicos, como postos de combustíveis e restaurantes, onde os usuários já costumam parar.

A transformação da BR-381 não é uma iniciativa isolada. Outras rodovias, como a BR-101 no estado do Rio de Janeiro e diferentes trechos em São Paulo, também estão implementando sistemas similares de pedágio eletrônico, refletindo uma tendência crescente em direção à modernização e à eficiência no tráfego rodoviário brasileiro. Com essas mudanças, espera-se que as rodovias se tornem mais ágeis, reduzindo congestionamentos e melhorando a experiência dos motoristas em vias concedidas.

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