ECONOMIA – BR-381/MG Adota Pedágio Eletrônico em Sistema de Livre Passagem com Investimentos de R$ 9,3 Bilhões para Melhorias na Rodovia e Mobilidade.

A partir deste sábado, 27 de outubro, a BR-381/MG passa a contar com um novo sistema de cobrança de pedágio na modalidade free flow, que garante a livre passagem dos veículos sem necessidade de paradas. Os primeiros pórticos, localizados em Caeté e João Monlevade, iniciam suas operações, marcando um passo significativo para a modernização da infraestrutura rodoviária da região.

O sistema free flow utiliza tecnologia avançada, com câmeras e sensores que registram a passagem dos veículos, permitindo a cobrança eletrônica sem a presença de operadores ou cancelas. Essa inovação tem como objetivo melhorar o fluxo de tráfego na rodovia, reduzindo o tempo de espera e os congestionamentos, ao mesmo tempo em que proporciona maior comodidade aos motoristas.

Desde que a concessionária Nova 381 assumiu a gestão da BR-381/MG em fevereiro, cerca de R$ 319,7 milhões foram investidos em melhorias na infraestrutura da rodovia. Além disso, está previsto um total de R$ 9,3 bilhões em investimentos ao longo da concessão. A BR-381 desempenha um papel crucial no escoamento de produtos agrícolas, pecuários, minerais e industriais, tornando-se uma das artérias mais importantes do transporte no Brasil.

Os pórticos de pedágio eletrônico representam um avanço significativo, uma vez que a BR-381 é a primeira rodovia federal a adotar esse modelo integralmente. As autoridades estão atentas aos desafios associados, como os riscos de evasão, que atualmente são discutidos no legislativo. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) modificou a metodologia de precificação, na qual a União assume 90% dos riscos relacionados à evasão, enquanto as concessionárias ficam responsáveis pelos 10% restantes.

Além das medidas de modernização, a concessionária planeja a instalação de 25 totens de pagamento ao longo do trecho entre Caeté e Governador Valadares, localizados em postos de combustíveis e restaurantes, tornando o pagamento mais acessível. Esses dispositivos funcionarão por aproximação, permitindo que os motoristas verifiquem pendências e realizem pagamentos via cartão ou PIX.

Outros estados brasileiros também têm adotado a modalidade free flow. A BR-101, por exemplo, foi pioneira nesse sistema em 2023, e diversas rodovias estaduais em São Paulo e Rio Grande do Sul já estão utilizando essa tecnologia.

Essas inovações têm como intuito não apenas a modernização das estradas, mas também a busca por soluções mais sustentáveis e eficientes que possam melhorar a mobilidade urbana e rodoviária em todo o país. A expectativa é que, com a ampliação do sistema free flow, haja uma melhora significativa na fluidez do tráfego e na qualidade das rodovias concedidas.

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