Esse aumento significativo nos investimentos para o setor rodoviário é resultado de um mecanismo criado pelo Ministério dos Transportes para destravar os investimentos em estradas de rodagem. Ao invés de relicitar concessões vencidas, o ministro Renan Filho implementou um instrumento que otimiza as concessões, permitindo que os principais envolvidos na negociação possam renegociar as condições da concessão, resultando em um desbloqueio de entre R$ 100 bilhões e R$ 120 bilhões de investimentos no país.
Com um arcabouço regulatório seguro e eficaz, o Brasil se destaca como o país com o maior volume de concessões rodoviárias do mundo, atraindo tanto empresas quanto investidores locais e internacionais. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destaca que houve um aumento significativo no número de leilões realizados nos últimos anos, chegando a 15 leilões previstos para 2025, com um total de R$ 163 bilhões de investimentos esperados em uma malha de quase 8,5 mil quilômetros.
Em 2024, o BNDES obteve sucesso ao financiar a Rodovia Presidente Dutra (Via Dutra) e ao publicar uma carta aos investidores detalhando as condições de financiamento para a futura concessionária da BR-381 em Minas Gerais. Para apoiar a concessão da Rota Agro Norte, trecho da BR-364 em Rondônia, o banco repetiu a estratégia da carta aos investidores, destacando as condições de apoio financeiro, como financiamento, subscrição de debêntures e garantia fidejussória.
Em resumo, o BNDES está confiante no aumento dos investimentos em concessões rodoviárias nos próximos anos, impulsionado por um ambiente regulatório favorável e por medidas eficazes para destravar o setor de infraestrutura rodoviária no país.