De acordo com informações da assessoria de imprensa do BNDES, o banco liderou a estruturação de ofertas de debêntures de infraestrutura, totalizando cerca de R$ 18 bilhões. Essas operações envolveram projetos como saneamento no Rio de Janeiro e no Amapá, rodovias, expansão de aeroportos e melhorias na rede ferroviária do Brasil. Além disso, aproximadamente 70% dos títulos estruturados foram certificados como sustentáveis, demonstrando o compromisso do BNDES com a responsabilidade socioambiental.
Dois projetos financiados pelo BNDES também foram premiados: a estrutura de financiamento da Águas do Rio foi reconhecida como a Operação de Saneamento do ano, enquanto a estrutura de financiamento da ViaMobilidade Linhas 8 e 9 do Trem Metropolitano de São Paulo recebeu o título de Operação de Transporte do ano na América Latina.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, parabenizou a equipe do BNDES pela conquista, destacando a credibilidade e eficiência do banco em impulsionar o desenvolvimento sustentável do Brasil. Segundo Alckmin, o BNDES está diversificando suas fontas de receita e contribuindo para o avanço do país em áreas estratégicas.
Dessa forma, o prêmio recebido pelo BNDES reforça a importância do papel do banco no financiamento de projetos inovadores e impactantes para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e da América Latina como um todo.