Durante o evento, Mercadante anunciou ainda o projeto de criação de um centro de formação destinado a gestores públicos brasileiros e latino-americanos. Segundo o presidente do BNDES, a América Latina precisa buscar mais interações entre os países do Sul global, fortalecendo e ampliando a cooperação entre os BRICS.
Mercadante avalia que o atual cenário de mudança geopolítica, aliado ao avanço tecnológico da indústria 4.0 e à crise climática, oferece uma oportunidade para que a América Latina se reposicione. Entre os temas-chave de interesse das instituições envolvidas no memorando, destacam-se a construção de novos modelos de desenvolvimento sustentável, impulsionando a transição para uma economia de baixo carbono sem comprometer a produtividade e a inclusão social.
Outro tema importante é o impulsionamento à industrialização e a adoção de políticas para o desenvolvimento produtivo, baseadas na transformação digital e na transição ecológica. Além disso, o documento também prevê a discussão sobre a reinserção das economias brasileira, latino-americanas e do Caribe nas cadeias globais de valor, bem como o fortalecimento da integração regional e a promoção da igualdade social em diversos aspectos, como gênero, raça e etnia.
Para coordenar as atividades de cooperação, foi criado o Grupo de Trabalho (GT) BNDES CEPAL +70, que será responsável por pesquisar e desenvolver projetos relacionados aos temas-chave previstos no memorando. Essa parceria técnica entre o BNDES e a Cepal reforça o compromisso das instituições em promover o desenvolvimento sustentável na América Latina e busca encontrar soluções conjuntas para os desafios enfrentados pela região.
O acordo entre o BNDES e a Cepal é mais um passo na busca pela cooperação e integração regional, necessárias para promover o crescimento econômico e social da América Latina. Com o compartilhamento de conhecimento e o trabalho conjunto entre as duas instituições, espera-se que novas soluções sejam encontradas e implementadas, contribuindo para o fortalecimento da região como um todo.