ECONOMIA – BC Protege+ do Banco Central bloqueia quase 7 mil tentativas de fraudes em contas na primeira semana de funcionamento e ativa 238 mil usuários.

Na primeira semana de operação do novo serviço BC Protege+, lançado pelo Banco Central, foram bloqueadas impressionantes 6.879 tentativas de abertura de contas fraudulentas. O balanço preliminar revela que 238.600 cidadãos optaram por ativar a proteção, enquanto as instituições financeiras realizaram cerca de 5,2 milhões de consultas ao sistema a fim de validar pedidos de abertura de contas e inclusão de titulares.

Implementado no dia 1º, o BC Protege+ visa oferecer uma camada adicional de segurança para cidadãos e empresas, prevenindo fraudes na abertura de contas-correntes, de poupança e contas de pagamento pré-pagas. Esse serviço, que é gratuito, permite que os usuários informem oficialmente ao Banco Central que não desejam abrir contas nem ser adicionados como titulares ou representantes em contas de terceiros.

Ao ativar o BC Protege+, o usuário insere uma ressalva que obriga as instituições financeiras a consultarem o sistema antes de qualquer nova abertura de conta. Dessa forma, o Banco Central espera mitigar casos de fraudes de identidade, que vêm crescendo em todo o país. O sistema é concebido como uma proteção contra a abertura ilegal de contas em nome de indivíduos ou empresas sem o seu consentimento.

Para ativar o serviço, os usuários devem seguir alguns passos simples. É preciso acessar a área logada do Meu BC, utilizando uma conta gov.br com nível prata ou ouro e habilitar a verificação em duas etapas. Após localizar o serviço BC Protege+, a proteção pode ser ativada rapidamente. Vale destacar que colaboradores de empresas também têm a opção de ativar essa proteção em nome da organização.

Caso um usuário deseje abrir uma conta ou ser incluído em alguma conta de terceiros, é necessário desativar temporariamente a proteção. Para isso, é indicado que o usuário programe uma data de reativação automática, assegurando que a segurança seja restaurada após a realização do procedimento.

O BC Protege+ representa um avanço significativo na proteção ao consumidor, oferecendo uma ferramenta prática e eficaz para combater a fraude financeira de forma rápida e acessível.

Sair da versão mobile