ECONOMIA – Bancões reabrem nesta sexta-feira para atender ao público após festas, e pagamento de contas sem multa é permitido até o fim do dia.

Após o fechamento das agências bancárias durante o período de festividades de final de ano, a rotina financeira dos brasileiros volta ao normal nesta sexta-feira, dia 2. As instituições financeiras reabrem suas portas para o atendimento ao público, oferecendo um expediente completo para a realização de diversas operações bancárias.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) enviou uma nota à imprensa destacando a importância de um planejamento adequado para a quitação de contas que vencem em feriados. No comunicado, a entidade esclarece que os consumidores podem pagar contas de serviços essenciais, como água, energia e telefone, sem a incidência de multas ou juros nesta data, já que os prazos foram estendidos para cobrir os dias em que não houve compensação bancária, ou seja, 31 de dezembro e 1º de janeiro.

No entanto, para tributos e impostos, a situação é um pouco mais complexa. A orientação é de que os contribuintes que possuem obrigações fiscais com vencimento durante o feriado devem ter planejado o pagamento antecipado, a fim de evitar o surgimento de encargos adicionais, como juros e multas. Esta recomendação visa minimizar impactos financeiros indesejáveis e garantir que os cidadãos não enfrentem dificuldades em suas obrigações.

Essa reabertura das agências representa um momento crítico para muitos brasileiros, que buscam regularizar suas pendências financeiras após o período de festividades, onde os gastos tendem a aumentar. Portanto, a volta ao atendimento normal é um alivio e permite que os cidadãos retomem sua rotina financeira com mais tranquilidade.

É um bom momento para os consumidores se organizarem e se informarem sobre suas contas a vencer, evitando surpresas desagradáveis. A reabertura dos bancos também sinaliza o retorno à normalidade das operações financeiras que são essenciais para a gestão do dia a dia na economia do país. Assim, se torna crucial que a população aproveite essa oportunidade para alinhar suas finanças.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo