ECONOMIA! “Banco do Nordeste Realça Sucesso de Investimentos Sustentáveis no ESG Summit em São Paulo”

Em um evento que reuniu importantes figuras dos setores público e privado, o Banco do Nordeste (BNB) destacou sua posição de liderança na promoção de investimentos sustentáveis, enfatizando a rentabilidade e a importância estratégica de projetos de energia renovável. Realizado em São Paulo, o ESG Summit reuniu diversos especialistas para debater temas cruciais da agenda ambiental, com foco particular nas práticas de financiamento sustentável.

Durante o painel intitulado “Financiamento sustentável: o que funciona na prática”, Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste, compartilhou o palco com outras grandes personalidades como Carlos Takahashi, diretor da Anbima, Lina Lisbona, sócia da Astella Investimentos, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior. Câmara aproveitou a ocasião para ampliar a discussão sobre as perspectivas do Brasil, enfatizando as oportunidades tangíveis para impulsionar projetos que beneficiem a população não apenas no presente, mas que tenham efeitos positivos a médio e longo prazo.

Com uma visão voltada para o futuro, Câmara destacou a região Nordeste do Brasil como um ponto estratégico na plataforma de transformação energética nacional, graças à sua vasta disponibilidade de recursos naturais, como a incidência solar e os corredores de ventos. Nos últimos cinco anos, o banco já injetou mais de R$ 30 bilhões em projetos de energias renováveis, ilustrando seu comprometimento com a sustentabilidade e o desenvolvimento de uma infraestrutura mais verde e eficiente. Além disso, os investimentos em saneamento básico nos últimos anos somaram R$ 4 bilhões, reforçando o papel do banco em proporcionar melhorias concretas à infraestrutura social.

Ao final, Câmara reforçou que a agenda ESG (Environmental, Social, and Governance) é parte integral da identidade institucional do Banco do Nordeste. A minúcia na análise dos projetos financiados visa garantir que cada investimento ofereça melhorias reais para as comunidades envolvidas, enfatizando principalmente o compromisso com o desenvolvimento social e a preservação ambiental. “Estamos confiantes em um futuro promissor para o Brasil e, em especial, para o Nordeste”, concluiu Câmara.

O evento também serviu como um fórum para debater a transição energética, explorar as políticas públicas em andamento, analisar o potencial papel do Brasil no contexto global e discutir o crescente mercado de crédito de carbono, temas esses de grande relevância para o cenário global atual.

Sair da versão mobile