Com este financiamento, as MPMEs poderão viabilizar diversas operações, incluindo comércio exterior, produção sustentável e iniciativas de energia renovável. O foco estará na aquisição de equipamentos e insumos necessários para implementar tecnologias limpas, como biocombustíveis, painéis solares, turbinas eólicas e sistemas de biomassa. Este tipo de investimento é crucial para a transição energética e o fortalecimento da matriz energética nacional.
A iniciativa faz parte do programa Garantia de Finanças Comerciais (TFG) da MIGA, que oferece garantias contra o risco de inadimplência. Essa estratégia possibilita que instituições financeiras globais concedam crédito ao Banco do Brasil a juros mais baixos, devido à redução do risco associado. A MIGA disponibilizará um desembolso inicial imediato de US$ 350 milhões, com prazos de até um ano para cada liberação subsequente, e a operação será apoiada por garantias que cobrem até 95% de eventuais inadimplências.
Graças a essa proteção, a operação recebeu uma classificação de risco extremamente baixa (AAA), o que permitirá ao Banco do Brasil expandir suas linhas de crédito em moeda estrangeira e diversificar suas fontes de captação de recursos. Essas novas opções de crédito estão alinhadas com o Plano de Transformação Ecológica do Banco do Brasil, que busca incentivar investimentos que diminuam os impactos ambientais da produção.
Além de contribuir para a sustentabilidade, essa iniciativa também visa melhorar a competitividade das MPMEs brasileiras no cenário internacional, dado que esse segmento é responsável por 99% dos empreendimentos no Brasil. A expectativa é que esses movimentos financeiros não só fomentem o crescimento empresarial, mas também tragam benefícios significativos para o meio ambiente.