ECONOMIA – Autopista Fluminense é concedida à Arteris em leilão histórico com investimento de R$ 10,1 bilhões e promessa de melhorias na infraestrutura rodoviária.

Em um leilão realizado na manhã desta terça-feira (11), a Arteris foi a vencedora da concessão da Autopista Fluminense, um importante trecho da BR-101. O investimento previsto é de impressionantes R$ 10,1 bilhões, com um prazo de concessão que se estende por 22 anos. A Arteris já é responsável pela administração dessa rodovia desde 2008, o que traz um histórico de operação que pode beneficiar a continuidade dos serviços.

A Autopista Fluminense ocupa uma extensão de 322,1 quilômetros, ligando Niterói, no estado do Rio de Janeiro, a Mimoso do Sul, no Espírito Santo. Essa rota estratégica atravessa 13 municípios fluminenses e é vital para a conexão de centros industriais e complexos portuários, como os locais de Açu e Macaé. Além disso, essa rodovia serve como porta de entrada para a Região dos Lagos, um notável polo turístico da região.

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) destacou a relevância desse corredor na promoção de atividades laborais, do turismo e do transporte de cargas. Segundo declarações da agência, essa concessão representa um avanço na segurança regulatória, criando um ambiente propício para investimentos privados no setor rodoviário.

O novo contrato traz consigo um modelo atualizado de regulação de tarifas e promove uma série de melhorias e ampliações na infraestrutura. Entre as principais obras estão 49,5 quilômetros de duplicações e a construção de 81,6 quilômetros de multivias. Além disso, o projeto inclui a criação de 21 passarelas, a demolição de cinco estruturas antigas e a criação de acessos para modais coletivos e ciclistas, com pontos de ônibus e ciclofaixas planejadas pensando na comunidade local.

Guilherme Theo Sampaio, diretor-geral da ANTT, ressaltou que o leilão representou um marco, sendo o terceiro processo competitivo simplificado do Brasil e totalmente alinhado às orientações do Tribunal de Contas da União (TCU). Essa iniciativa não é apenas uma oportunidade para a Arteris, mas também um reflexo da evolução do modelo de concessões, que busca facilitar a entrada de novos investidores e fomentar melhorias na infraestrutura e nos serviços.

Este leilão é um passo significativo na revitalização das concessões rodoviárias no Brasil. Com a realização de dez leilões programados para 2025, incluindo o da Fernão Dias, também gerenciado pela Arteris, a expectativa é que esses projetos injetem R$ 127 bilhões na economia e criem mais de 1,1 milhão de empregos, impactando positivamente a infraestrutura e a mobilidade no país.

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