ECONOMIA – Ata do Copom dissipou desconfiança política entre diretores do BC, avalia ministro da Fazenda em entrevista coletiva.

Na última terça-feira (14), a divulgação da ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) trouxe alívio ao mercado, dissipando a desconfiança de uma possível divisão política entre os diretores da instituição. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou o tom técnico e adequado do documento, destacando que as duas posições divergentes em relação ao corte de juros foram devidamente defendidas.

Haddad ressaltou que a ata deixou claro que o debate sobre o corte de 0,25 ponto ou 0,50 ponto percentual era pautado por argumentos válidos e que o Banco Central deve manter o foco no centro da meta oficial de inflação, estipulada em 3,5% para o ano corrente. O ministro acredita que a margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo só deve ser utilizada em circunstâncias excepcionais.

Após a redução da Taxa Selic em 0,25 ponto percentual na semana anterior, com um resultado de 5 votos a favor e 4 contra, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, acabou desempatando a decisão ao optar pelo corte menor. O desempate refletiu a divergência de opiniões entre os diretores indicados por governos anteriores e atuais.

A ata revelou que o principal ponto de discordância entre os diretores do BC foi sobre o impacto na credibilidade da instituição ao descumprir comunicações anteriores sobre o corte de juros. Apesar disso, houve consenso sobre a necessidade de uma política monetária contracionista diante do cenário econômico atual, que apresenta desafios como o aumento das expectativas de inflação, um ambiente internacional mais adverso e a persistência da inflação de serviços.

Em resumo, a ata da última reunião do Copom esclareceu as divergências internas e reforçou a importância de uma abordagem técnica e alinhada com os objetivos de manter a estabilidade da economia em meio às incertezas globais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo