Os relatórios agora seguirão para a aprovação do Ministério dos Transportes e, posteriormente, para análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os projetos de concessão do CN1 e CN5 preveem um investimento total de R$ 8,6 bilhões ao longo de 30 anos.
Segundo o Ministério dos Transportes, se a análise do TCU correr conforme o esperado, os dois editais de concessão poderão ser lançados ainda em 2024.
O lote CN1 compreende trechos da BR-060/GO, que vão do Anel Viário de Goiânia até o Contorno de Rio Verde, e da BR-452 até Itumbiara, totalizando 462,2 km de extensão. As melhorias planejadas incluem 31 km de duplicação, 124 km de faixas em pistas duplas e simples, e 28 km de vias marginais até dispositivos especiais, como passarelas e barreiras acústicas. O investimento previsto para o projeto é de R$ 3,2 bilhões.
Já o lote CN5 abrange uma extensão de 686,7 km da BR-364/RO, incluindo trechos de Guaporé, Cocal, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho. Dentre as melhorias previstas no projeto, estão 113,7 km de duplicações, 200 km de faixas adicionais, a implantação do contorno de Ji-Paraná/RO e da via de acesso a Porto Novo, conhecida como Expresso Porto.
De acordo com a ANTT, o projeto da CN5 incluirá a construção de 34,4 km de novas vias, proporcionando um acesso viário de qualidade ao porto e impulsionando o crescimento de Porto Velho e todo o estado de Rondônia. A previsão de investimento na concessão do CN5 é de R$ 5,4 bilhões.
Com a aprovação dos relatórios finais das audiências públicas, o progresso na concessão dos Lotes Centro Norte 1 e Centro Norte 5 representa um avanço significativo na modernização e melhoria da infraestrutura de transporte terrestre no país, além de impulsionar o desenvolvimento econômico das regiões envolvidas. A prestação de serviços de transporte mais eficientes e seguros contribuirá para o aumento da competitividade do Brasil no mercado global.