ECONOMIA – Anac autoriza Base Aérea de Canoas a operar 24 horas por dia, ampliando voos comerciais para 87 por semana.



A Anac autorizou a Base Aérea de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, a operar 24 horas por dia, o que resultará em um aumento significativo no número de voos comerciais. Atualmente, a base opera 49 voos por semana, mas com a autorização, esse número aumentará para 87 voos semanais. Isso representa um aumento considerável na movimentação de passageiros, prevendo-se um total de cerca de 35 mil pessoas por semana na base.

A distribuição dos novos slots, que são os horários de pousos e decolagens, será realizada pela Anac nesta quinta-feira. As operações adicionais estarão concentradas no período noturno, das 21h às 7h30, com o intuito de minimizar os impactos negativos causados pela suspensão das operações aeroportuárias do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que ocorreu em 3 de maio.

A Anac estima que as novas operações na Base Aérea de Canoas entrarão em funcionamento em até 15 dias, considerando os ajustes necessários na logística de transporte terrestre de passageiros e bagagens, assim como a disponibilidade de novos voos pelas companhias aéreas. A Fraport Brasil, concessionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho, informou que a partir de segunda-feira, os embarques, desembarques e controles de segurança serão retomados no aeroporto.

A base militar de Canoas vem sendo utilizada temporariamente para voos comerciais desde maio, após o Aeroporto Internacional de Salgado Filho ser afetado por alagamentos e problemas estruturais causados pelos fortes temporais no Rio Grande do Sul. Apesar da retomada das operações no terminal de cargas do aeroporto de Porto Alegre, o transporte aéreo de cargas ainda não foi restabelecido.

Essas mudanças na operação dos aeroportos da região buscam restabelecer a normalidade no transporte aéreo de passageiros e cargas, garantindo a segurança e eficiência nas operações aéreas na região metropolitana de Porto Alegre.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo