ECONOMIA – Aeroporto Santos Dumont fechado durante cúpula do G20 no Rio de Janeiro: voos redirecionados para Galeão; passageiros têm direitos garantidos.

O Aeroporto Santos Dumont, um dos principais aeroportos do Rio de Janeiro, estará fechado nos dias 18 e 19 de novembro devido à realização da cúpula do G20, que reunirá os líderes das principais economias do mundo na cidade maravilhosa. A decisão foi tomada pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e divulgada oficialmente nesta sexta-feira (8).

A solicitação para o fechamento temporário do Santos Dumont partiu da prefeitura do Rio de Janeiro, visando garantir a segurança das autoridades e delegações estrangeiras que estarão presentes no evento. Localizado no centro da cidade, o aeroporto está a uma curta distância do local onde será realizada a cúpula do G20, o Museu de Arte Moderna (MAM Rio).

Com o fechamento do Santos Dumont, as operações comerciais serão redirecionadas para o Aeroporto do Galeão, situado na Zona Norte do Rio. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, as companhias aéreas seguirão as diretrizes operacionais para garantir que os voos programados sejam atendidos de acordo com a capacidade operacional do Galeão.

A Anac informou que as companhias aéreas devem cumprir as regras previstas pela Resolução nº 400/2016 em relação ao atendimento aos passageiros afetados pelo fechamento do Santos Dumont. Os passageiros terão direito a informações antecipadas sobre cancelamentos ou alterações de voos, reacomodação, reembolso e escolha de outra modalidade de transporte, caso necessário.

O Aeroporto do Galeão, que é o principal aeroporto internacional do Rio de Janeiro, está se preparando para receber a demanda adicional durante o período do G20. A expectativa é que mais de 341 mil passageiros e 2.534 voos passem pelo Galeão entre os dias 14 e 20 de novembro.

O Rio de Janeiro sediará uma série de eventos relacionados ao G20, incluindo o Urban 20 (U20), o G20 Social e a Cúpula dos Líderes do G20. Esses encontros reunirão delegações de diversos países e organizações internacionais para discutir temas econômicos e sociais de relevância global.

O Grupo dos Vinte (G20) é um fórum importante para a cooperação econômica internacional, composto por países que representam a maior parte do PIB global, do comércio mundial e da população do planeta. O Brasil está presidindo o G20 pela primeira vez no atual formato, o que ressalta a importância do país no cenário internacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo