ECONOMIA – A 11ª Green Rio traz discussões sobre bioeconomia e economia azul, abordando temas relevantes para o desenvolvimento sustentável.

Começa nesta quinta-feira (31), na Marina da Glória, a 11ª edição do Green Rio/Green Latin America, evento que visa promover a bioeconomia mundial e soluções sustentáveis. Com atividades gratuitas para o público, o evento se estenderá até sábado.

A abertura do Green Rio contará com a presença do governador em exercício e secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha. Na ocasião, ele lançará o programa Guanabara Azul, um projeto de ação integrada para a Baía de Guanabara. O objetivo é criar o Centro Integrado de Gestão da Baía de Guanabara, que funcionará com governança compartilhada e transparente, engajando diferentes entidades envolvidas. Esse centro contará com uma plataforma de monitoramento em tempo real, possibilitando a integração de novas tecnologias de informação e comunicação. Um comitê técnico-científico estabelecerá metas e indicadores para o desenvolvimento sustentável da baía, visando a melhoria das condições de vida da população e o crescimento da economia azul.

A coordenadora do evento, Maria Beatriz Bley Costa, destacou que o governo fluminense está investindo fortemente no tema da economia azul, relacionada com a exploração, preservação e regeneração do ambiente marinho. Para debater o assunto, estarão presentes especialistas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de universidades norte-americanas e da Escola de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), entre outros.

Durante o evento, será lançado um projeto que contará com a participação de representantes dos países envolvidos, a fim de criar estratégias para a economia azul. O enfoque principal será a despoluição da Baía de Guanabara, mas o programa também abordará a inserção social e a geração de emprego.

Diversas atividades estão programadas para acontecer no Green Rio. A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) terá um estande onde serão realizados encontros institucionais para divulgar as ações planejadas e em curso relacionadas à economia azul. Também serão oferecidos minicursos, palestras, reuniões e apresentações de projetos. No mesmo dia da abertura do evento, a secretaria promoverá dois painéis para promover o intercâmbio internacional de conhecimentos sobre a economia azul.

Pela primeira vez, o Green Rio receberá nos três dias de evento a tecnologia HRios Ecobarreira Inteligente, uma estação ambiental que faz monitoramento e coleta de resíduos sólidos em rios e afluentes. Seu objetivo é contribuir para a despoluição da Baía de Guanabara. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) indicam que a baía recebe diariamente 98 toneladas de lixo.

Além disso, a programação do evento inclui um workshop de agricultura orgânica, promovido pelo Ministério da Nutrição, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha. No sábado, um dos principais temas será a conexão entre o meio rural e urbano. A OCDE pretende levar o projeto Mesa Brasil para o mundo, tornando-o um exemplo de boas práticas internacionais. O Mesa Brasil é o maior projeto de alimentos da América Latina e está expandindo suas atividades com o Mesa no Campo.

A feira conta com mais de 90 expositores, que apresentarão produtos e novidades relacionadas à agricultura, biodiversidade, economia verde e produção sustentável. As inscrições para as atividades podem ser realizadas no local. O Green Rio teve sua primeira edição em 2012 e, ao longo dos anos, se consolidou como uma plataforma de negócios sustentáveis.

Para mais informações sobre a programação, horários e inscrições, acesse a página do evento na internet.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo