Em apenas nove meses de funcionamento, os barcos já retiraram mais de 560 toneladas de materiais do local, sendo os móveis inservíveis e os pneus descartados de forma irregular os itens mais recolhidos. Cada catamarã conta com três agentes de limpeza da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), e utiliza um sistema composto por um braço hidráulico e uma rede para captar e despejar o material dentro da estrutura do barco.
Moacir Teófilo, diretor-presidente da ALURB, ressaltou a importância da instalação desses equipamentos, destacando que apesar da gestão municipal se empenhar na limpeza do bairro do Vergel e da lagoa Mundaú, ainda há uma falta de consciência ambiental por parte de alguns moradores e isso acaba resultando no descarte irregular, que prejudica o ecossistema da região.
Além da atuação na lagoa Mundaú, a ALURB iniciou, em maio deste ano, as atividades do Ecoboat nas praias da cidade. Nesse período, aproximadamente 60 toneladas de lixo foram retiradas da orla marítima, reforçando os esforços de limpeza que já eram realizados durante o período chuvoso. Em um primeiro momento, a operação concentrou-se próximo à foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida, que ficou em situação crítica devido às fortes chuvas que atingiram a cidade.
Moacir Teófilo ressaltou que os cuidados se estenderam até a orla da capital, pois durante o período chuvoso, muito lixo descartado irregularmente é levado pelas águas pluviais através do Salgadinho. Por isso, intensificaram o serviço nessas regiões, com o objetivo de prevenir impactos negativos ao meio ambiente e manter as praias limpas. O trabalho realizado pelas equipes da ALURB tem contribuído significativamente para a preservação dos ecossistemas aquáticos e costeiros de Maceió, garantindo um ambiente mais saudável e agradável para moradores e turistas.