Realizado pelo Blog Aqui Acolá e com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, o projeto tem o apoio e operacionalização da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) de Alagoas. Mellina Freitas, a secretária de Estado responsável pela pasta, enfatiza a importância do reconhecimento e valorização da arte fotográfica alagoana, que retrata as múltiplas facetas do estado e de seu povo.
João Erisson, natural da Zona da Mata alagoana, traz em sua bagagem o encantamento pela fotografia desde a infância. O cinema foi um dos primeiros pontos de inspiração, com os cartazes e as imagens dos filmes despertando sua curiosidade visual. Por outro lado, Flávia Gazzanéo, maceioense, encontrou na fotografia uma forma de expressão artística que a conecta com sua criatividade e sensibilidade, especialmente acentuadas durante a pandemia de 2020.
O Dossiê Fotografia Alagoana busca registrar e valorizar a produção fotográfica local, expondo trajetórias e percepções de fotógrafos do estado. Em cada edição, dois profissionais compartilham suas experiências e imersões no universo da fotografia, revelando as nuances desse segmento artístico em constante evolução.
Com uma equipe formada por jornalistas, publicitários e profissionais da área, o projeto também aborda a relação da fotografia com a contemporaneidade, tendências, exposições, equipamentos e desafios do mercado local. O Dossiê Fotografia Alagoana se destaca como uma plataforma essencial para a promoção e reconhecimento dos talentos fotográficos do estado, enaltecendo a diversidade e qualidade do cenário artístico alagoano.
Portanto, a cada edição, o projeto reforça o compromisso de valorizar e incentivar a produção fotográfica local, destacando a importância dessa forma de arte na cultura e na expressão visual de Alagoas.