Donald Trump eleito como o 47º presidente dos EUA pela Associated Press após quatro anos fora do cargo.



O retorno de Donald Trump à Casa Branca como o 47º presidente dos Estados Unidos foi confirmado pela projeção da Associated Press (AP) nesta quarta-feira (6/11). Após quatro anos fora do cargo, o bilionário de 78 anos superou a candidata do Partido Democrata, Kamala Harris, ao conquistar a maioria dos 538 delegados do Colégio Eleitoral, com 267 delegados já assegurados dos 270 necessários.

As propostas do republicano incluem cortes de impostos para empresas, aumento de tarifas sobre produtos importados, fortalecimento da segurança pública, fechamento de fronteiras, deportação de imigrantes ilegais e o combate à “ideologia” na educação do país.

Nascido em 1946 no Queens, Nova Iorque, Trump se formou em economia pela Universidade da Pensilvânia em 1968 e iniciou sua carreira no mundo empresarial ao controlar a empresa de imóveis da família. Ao longo dos anos, expandiu seus negócios para cassinos, hotéis e resorts, tornando-se uma figura midiática com o programa The Apprentice.

Após anunciar sua candidatura à presidência dos EUA pelo Partido Republicano em 2015, Trump venceu a democrata Hillary Clinton e tornou-se o 45º presidente do país. Sua gestão foi marcada por polêmicas, incluindo a invasão do Capitólio em janeiro de 2021. Em maio deste ano, Trump foi condenado criminalmente pela Justiça dos EUA no caso envolvendo suborno para a ex-atriz pornô Stormy Daniels, tornando-se o primeiro ex-presidente dos EUA a receber tal condenação.

Com a confirmação de sua volta à presidência, Trump inicia mais um mandato com desafios pela frente e a expectativa de como suas propostas serão implementadas em um momento de grande divisão política no país. Resta agora aguardar e observar como será o próximo capítulo da era Trump na política norte-americana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo