Donald Trump é declarado culpado de crime nos EUA: Ex-presidente condenado por pagamentos ilegais a Stormy Daniels. Sentença será decidida em julho.

Nesta quinta-feira, 30, um marco histórico foi atingido nos Estados Unidos: o ex-presidente Donald Trump foi declarado culpado de um crime pela Justiça americana. O júri em Nova York condenou o republicano pelas acusações relacionadas aos pagamentos ilegais de campanha feitos para manter o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels.

A sentença de Trump será definida somente em 11 de julho, conforme informações da CNN. As possíveis punições podem variar entre o pagamento de multas, restituições financeiras ou até mesmo a prisão, dependendo do desenrolar do caso. Espera-se que Trump recorra da decisão do julgamento, conforme indicaram diversos especialistas consultados pela imprensa dos Estados Unidos.

O caso em questão envolve os reembolsos feitos por Trump ao seu ex-advogado Michael Cohen para cobrir o pagamento a Stormy Daniels, a fim de evitar a divulgação de um caso extraconjugal que teria ocorrido entre Trump e Daniels. De acordo com as autoridades, esse valor foi erroneamente classificado como despesa de campanha durante as eleições de 2016.

Essa condenação pode vir a complicar os planos políticos de Trump, que se coloca como possível candidato republicano para as eleições presidenciais de novembro, enfrentando o atual presidente Joe Biden. Pesquisas de intenção de voto mostravam Trump à frente de Biden, porém com a possibilidade de uma condenação, o apoio do eleitorado ao ex-presidente pode ser impactado negativamente.

Após o veredicto, a empresa Trump Media, responsável pela rede social Truth Social, sofreu um recuo de 4,90% no after hours da Bolsa de Nova York. A repercussão do caso promete ser extensa e trazer consequências significativas para o panorama político e econômico dos Estados Unidos.

Sair da versão mobile