O deputado federal Marx Beltrão (PSD) participou na manhã desta sexta-feira (23) do lançamento do Programa Planta Alagoas, que vai garantir a distribuição de cerca de 1 mil toneladas de sementes para 50 mil famílias cadastradas. O Programa foi lançado pelo governador Renan Filho e pelo secretário estadual de Agricultura (Seagri) Maykon Beltrão, em solenidade no Palácio República dos Palmares.
“Muito orgulho em fazer parte de mais esta página de sucesso da história da agricultura em Alagoas. Junto com o governador Renan Filho e com o secretário Maykon Beltrão, vamos trabalhar muito para trazer benefícios e garantir conquistas para os homens e mulheres do campo de Alagoas, trabalhadores que lutam cotidianamente para levar alimentos a nossas mesas”, disse Marx Beltrão.
Ao lado de Renan Filho e Maykon Beltrão, Marx também participou da entrega da nova frota de veículos do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater). Adquirida por meio de investimentos do Governo Federal, os novos veículos vão ser utilizados no apoio à assistência técnica prestada ao agricultor familiar alagoano. Os recursos para a compra dos automóveis foram garantidos por meio de ação de Marx Beltrão junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
“Atuamos junto ao MAPA, destravamos o convênio com a União e hoje realizamos esta entrega. Esta é mais uma conquista da Emater, da Seagri e do governo de Alagoas em prol do desenvolvimento do campo”, reiterou Marx. No total foram R$ 906 mil investidos em 20 novos carros, que irão auxiliar a locomoção dos técnicos em todas as regiões do estado. Ao todo, serão 41 veículos, mas, para o começo desse processo de modernização, estes serão entregues em duas remessas. Os outros 21 já estão na fase final de aquisição e a entrega deve ocorrer em breve.
Planta Alagoas
O Planta Alagoas foi produzido, exclusivamente, pelos gestores da Seagri e vai contemplar agricultores familiares, quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária por meio desse auxílio das sementes. Foram investidos, aproximadamente, R$ 13 milhões para fornecer sementes de qualidade, e com mais agilidade, a todos os beneficiários através do aplicativo Agro + Perto. Com a ferramenta, os números de produção, hectares, renda média e de custo-benefício serão apresentados com exatidão e eficiência.