O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) está promovendo uma série de ações educativas em toda Maceió como parte da campanha mundial “Paz no trânsito começa por você”. Este ano, o tema do Maio Amarelo incentiva a conscientização para reduzir o número de mortes e ferimentos em acidentes de trânsito.
Essas ações educativas fazem parte do planejamento anual do DMTT, mas estão sendo intensificadas ao longo do mês de maio. O projeto busca fornecer instruções de trânsito que contribuam para uma educação contínua sobre segurança viária.
Palestras, Pits Stops, cursos, encontros e outras ações educativas estão sendo realizadas em diversos locais da cidade para orientar os moradores de Maceió sobre a melhor conduta a ser adotada no trânsito. Até o momento, a equipe de educação do DMTT já alcançou 700 colaboradores, e pretende atingir um número ainda maior de condutores até o final do mês.
“A intenção é promover a atualização sobre a legislação de trânsito com uma abordagem comportamental, visando a trazer mais tranquilidade ao tráfego por meio de uma conduta mais pacífica”, destaca Inês Pessoa, coordenadora técnica de educação para o trânsito.
A campanha Maio Amarelo foi criada em 2011 pela ONU, que decretou uma década de ação para a Segurança no Trânsito. O Brasil, juntamente com outros países signatários, se comprometeu a reduzir em 50% o número de mortes no trânsito nesse período, meta que foi estendida até 2030.
Ao longo deste mês, diversas atividades estão programadas para promover a conscientização sobre segurança viária, incluindo debates e encontros com instituições e a sociedade em geral. A população de Maceió pode participar de cursos, palestras e outras iniciativas para contribuir para um trânsito mais seguro e pacífico na cidade.