De acordo com dados divulgados pelo DMTT, no período de janeiro a setembro deste ano, foram protocolados 7.561 processos para identificação de infratores. Agora, com a nova plataforma, o processo de identificação pode ser feito de forma mais ágil, evitando a necessidade de deslocamento até os órgãos de trânsito.
Para ter acesso a esse serviço, os motoristas devem instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) em seus dispositivos móveis. Vale ressaltar que apenas pessoas físicas podem realizar a transferência de pontos. O “real infrator” da infração deve possuir a CNH digital e o indicado deve assinar eletronicamente o “aceite” por meio do portal de serviços do Governo Federal.
Para desfrutar dessa novidade, é necessário que o usuário possua uma conta nível ouro ou prata. Além disso, é fundamental aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Com todos esses passos cumpridos, basta acessar o aplicativo da CDT, clicar em “infrações”, selecionar o veículo e a infração e, em seguida, escolher a opção “real infrator” e proceder com a indicação. O CPF do condutor infrator deve ser informado, e é necessário solicitar que ele aceite a indicação no próprio aplicativo da CDT.
Entretanto, em casos de indicação do condutor infrator entre pessoas jurídicas, como veículos de locadoras, ou para aqueles que não possuem o aplicativo da CDT, o procedimento ainda pode ser realizado presencialmente na sede do DMTT ou na Central Já! do Parque Shopping, em Mangabeiras.
Essa novidade traz mais comodidade e facilidade para os condutores, que não precisarão mais se deslocar até os órgãos de trânsito para realizar esse procedimento. A transferência de pontos pode ser feita agora pelo aplicativo, evitando o acúmulo de papéis e otimizando os atendimentos presenciais. “Este serviço facilita a vida das pessoas ao evitar deslocamento até os órgãos de trânsito. Do conforto de casa, na palma da mão, os condutores podem acessar o aplicativo e efetuar o procedimento, evitando o acúmulo de papéis, sem contar que otimiza outros atendimentos que são feitos de forma presencial”, destacou Fábio Torres, da Assessoria de Defesa Prévia do DMTT.
Com essa iniciativa, a Secretaria Nacional de Trânsito busca modernizar e agilizar os serviços oferecidos, trazendo benefícios para os motoristas e contribuindo para um trânsito mais organizado e seguro.