O MEC ressaltou que os números de vagas poderão sofrer alterações até o início das inscrições, que estão marcadas para iniciar no próximo dia 17 e se encerram em 21 de janeiro. Os interessados em participar do processo seletivo podem consultar as vagas disponíveis e os cursos oferecidos através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde é possível pesquisar por nome do curso, instituição e localização.
Em relação à distribuição das vagas por estados, destaca-se que Minas Gerais lidera com 34.049 vagas, seguido pelo Rio de Janeiro com 28.424, Bahia com 22.889 e Paraíba com 21.268. As universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF) são as que disponibilizam o maior número de vagas, com 9.050 e 8.683 respectivamente.
Além disso, o MEC informou que nesta edição do Sisu estão incluídas mais de 68 mil vagas para licenciaturas, no âmbito do programa Mais Professores para o Brasil. Também serão ofertadas 14.521 vagas para cursos de grau tecnológico, com opções como energias renováveis, gestão de dados, tecnologia da informação e outros.
Portanto, os estudantes interessados em ingressar no ensino superior público já podem se preparar para realizar suas inscrições e concorrer a uma das vagas disponíveis no Sisu 2025. Este processo seletivo representa uma oportunidade para milhares de jovens brasileiros iniciarem sua trajetória acadêmica em cursos de graduação de qualidade em diversas áreas do conhecimento.