Discute-se em 2º turno projeto que visa instituir a Semana Estadual de Fortalecimento da Cultura Junina.

Em uma ação legislativa recente, o plenário da Casa deliberou sobre uma série de processos durante a sessão ordinária de quarta-feira, 9. Foram 19 pautas analisadas e discutidas, e uma das principais foi a proposição do projeto de lei ordinária nº 965/2023. Este projeto, proposto pela deputada Cibele Moura (MDB), visa instituir a Semana Estadual de Fortalecimento da Cultura Junina. Este evento seria celebrado anualmente em Alagoas, especificamente na semana que inclui o dia 24 de junho, um marco dos festejos juninos. Em segundo turno, esse projeto foi seriamente examinado.

O ponto-chave deste projeto é fortalecer e promover a enriquecedora cultura junina por toda a região de Alagoas. Conforme o artigo segundo da proposta, existem objetivos claros que pretendem ser alcançados: promover palestras, debates, seminários e outros eventos que tragam à tona os aspectos mais importantes dessa cultura, fornecendo visível apoio a atividades lideradas e desenvolvidas por integrantes de quadrilhas juninas; visibilizar a magnitude do impacto positivo que a cultura junina tem na sociedade e na cultura brasileira como um todo; assegurar ampla divulgação nos meios de comunicação sobre o fascinante papel das quadrilhas juninas e, finalmente, intensificar parcerias entre setor privado e setor público, visando a consolidação desse engrandecimento da cultura junina no Estado.

A deputada Moura argumentou sobre a importância deste projeto, ao recordar o significado dessas festas juninas para a tradição brasileira. “As festas juninas são tributos históricos a três santos católicos: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). As fogueiras, um dos principais símbolos dessas festas, têm formatos variados em honra a cada um desses santos. A fogueira de Santo Antônio é quadricular; a de São Pedro é triangular; já a de São João possui uma fogueira de base arredondada, formando uma pirâmide”, destacou a parlamentar.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo