Dirigentes de movimentos sociais discutem progresso da reforma agrária em Alagoas em reunião no Palácio República dos Palmares.

 

Na manhã desta terça-feira, dirigentes dos movimentos sociais de luta agrária estiveram presentes no Palácio República dos Palmares para uma reunião com autoridades do governo de Alagoas. O objetivo do encontro foi discutir o andamento dos processos de reforma agrária no estado e buscar soluções para as demandas das comunidades envolvidas.

Presentes na reunião estavam o secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, coronel André Madeiro, e o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva. Segundo o secretário Cordeiro, o governador Paulo Dantas tem o compromisso de promover um diálogo construtivo e colaborativo com os movimentos sociais. “O Governo de Alagoas sempre estará aberto ao diálogo e sempre foi defensor das pautas sociais. Temos ciência da importância dessas pautas para eles e por isso que o próprio governador vai recebê-los em dezembro”, enfatizou Cordeiro.

Jaime Silva, presidente do Iteral, também ressaltou o empenho do governo em abordar as necessidades das comunidades envolvidas, destacando a importância do diálogo como ferramenta essencial para o progresso nos processos de reforma agrária. “O Iteral vem atuando para expandir os trabalhos de regularização dos assentamentos. Sabemos que ainda há muito a ser feito no âmbito da reforma agrária, mas essa construção tem nos permitido avançar”, afirmou Silva.

Além disso, ficou acordado que no próximo dia 20, o governador irá receber representantes dos movimentos sociais para alinhar as pautas da reforma agrária e ampliar o apoio à agricultura familiar. Diversas entidades estiveram presentes no encontro, incluindo a subchefe do GSI, Elaine Monteiro, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Frente Nacional Luta (FNL), Movimento dos Trabalhadores Sem terra (MTST), entre outros.

O encontro no Palácio República dos Palmares demonstra o compromisso do governo de Alagoas em buscar soluções para as demandas dos movimentos sociais de luta agrária e promover o desenvolvimento sustentável no estado. A abertura ao diálogo e a parceria com as comunidades são passos essenciais para o avanço e a consolidação da reforma agrária em Alagoas.

Sair da versão mobile