Um dos pontos abordados por Joachim Nagel foi a crescente escassez de mão de obra na Europa, devido às mudanças demográficas que têm impactado o continente e representam um sério obstáculo para o crescimento econômico. Além disso, o dirigente do BCE fez menção à eleição do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e como a sua política pode representar desafios tanto no âmbito político quanto econômico para a Europa.
Nagel ressaltou a importância da união europeia em face desses desafios, defendendo a necessidade de uma Europa mais resiliente e próspera. Ele destacou a importância de fortalecer a união entre os países europeus para enfrentar os desafios que se apresentam, tanto internos quanto externos.
Diante desse cenário econômico e político complexo, Nagel enfatizou a importância de uma abordagem coletiva e colaborativa, destacando a necessidade de se construir uma Europa mais unida e preparada para lidar com os desafios que se apresentam. Medidas como a diversificação das cadeias de suprimentos e a busca por soluções para a escassez de mão de obra foram enfatizadas como cruciais para o desenvolvimento sustentável da economia europeia.