Com a participação de 65 alunos, entre oficiais e praças da PM-AL, além de policiais civis, penais e federais, integrantes da Perícia Oficial, Ministério Público Estadual e Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), o curso terá duração de duas semanas. Vale destacar que também conta com a presença de militares da PM e Polícia Civil de Sergipe e da PM do Piauí.
O objetivo principal do curso é disseminar a doutrina de inteligência de Segurança Pública, capacitando novos colaboradores e operadores. Durante a formação, serão transmitidas informações relevantes sobre produção de conhecimento, fluxo da informação, contra-inteligência e noções de técnicas operacionais para o acesso ao dado negado.
Com uma carga horária total de 47 horas/aula, a matriz curricular do CBI inclui disciplinas como fundamentos doutrinários da atividade de inteligência, rotina de operações de inteligência e organização de inteligência de Segurança Pública, dentre outras.
A IV Edição do Curso Básico de Inteligência representa um importante avanço na capacitação das forças de segurança, visando aprimorar os conhecimentos e técnicas operacionais dos profissionais envolvidos. A iniciativa contribui para o fortalecimento da segurança e da eficiência nas ações realizadas no combate à criminalidade na região.