Durante o encontro, foram discutidas as medidas adotadas pelo órgão para aprimorar o atendimento aos estudantes e demais frequentadores da UFAL. Uma das principais ações apresentadas foi a integração temporal, que passou a atender os estudantes de todas as instituições de ensino da Capital desde o dia 05 de agosto. Essa iniciativa permite que os alunos utilizem mais de um veículo em seus deslocamentos sem a necessidade de utilizar um segundo crédito do Passe Livre estudantil, dentro de um período de uma hora e meia.
Além disso, foi destacada a evolução no serviço da linha 4000 – Circular UFAL, que começou a operar com um veículo dentro do Campus em 15 de julho e agora conta com dois veículos atendendo das 6h30 às 22h30. Com o itinerário estendido para a área externa da instituição, a linha circular realiza 77 viagens diárias.
A reunião resultou em várias deliberações, incluindo ajustes nos horários dos ônibus noturnos para reduzir o tempo de espera dos estudantes nas paradas, a implantação de uma parada de ônibus em frente à Residência Universitária para aumentar a segurança, e a solicitação à empresa PRODATA para habilitar o acesso dos alunos aos créditos no cartão Vamu Escolar nos ônibus.
Como próximo passo, será agendada uma reunião com o novo Diretório Central de Estudantes (DCE) para discutir a divulgação dos horários das linhas dentro do Campus e a criação de um grupo para abordar diversas necessidades da comunidade universitária. A equipe do SMTU também irá avaliar a circulação com excesso de passageiros em algumas linhas que acessam o espaço da UFAL.
Com essas medidas e ações em andamento, o DMTT está empenhado em garantir um transporte público de qualidade para os estudantes e demais frequentadores da UFAL, promovendo mais segurança, conforto e eficiência nos deslocamentos dentro do Campus.